Construir uma casa ou comprar pronta?

O sonho da casa própria povoa os pensamentos de milhões de brasileiros e muita gente tem dúvida sobre qual a é melhor opção, se comprar uma casa pronta ou adquirir um lote para construí-la. A escolha depende das condições e necessidades de cada um.

20140801 construir ou casa pronta

Se a pessoa, por exemplo, tem tempo para planejar e esperar a obra ficar pronta é mais interessante adquirir um terreno e construir, pois ela poderá obter uma economia de até 50% que em relação à compra de uma casa pronta. Além disso, nesse caso, existe a possibilidade de escolha da localização do terreno e da velocidade da obra que pode seguir o ritmo e condições financeiras do proprietário, sem sufoco.

A opção de comprar o terreno e construir possibilita que as despesas com a construção sejam feitas à medida que o dinheiro está disponível. Sem contar que você pode fazer a casa do seu jeito e sabe que tipo de material está sendo usado.
Se a necessidade do comprador for mais urgente, a solução é buscar no mercado um imóvel pronto para morar, mas nesse caso acaba gastando-se mais, porque além do valor do imóvel, o comprador paga também a remuneração administrativa do construtor e do dinheiro dele, que foi aplicado para a construção, antes de o imóvel ser colocado à venda. E se o comprador optar pelo financiamento deve levar em conta a burocracia, a necessidade de comprovação de renda, o valor da entrada e estar ciente de que assumirá um compromisso de longo prazo que pode chegar a até 30 anos.

Se você está planejando adquirir um terreno ou uma casa, financiados ou não, pesquise, faça as contas e, sobretudo, procure um corretor de imóveis filiado ao CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). O corretor de imóveis é o único profissional que está qualificado para orientá-lo na aquisição do imóvel ideal para as suas necessidades.